quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

É Tempo de Despertamento


DESPERTA TU QUE DORMES


      Em (Romanos 13:11/13) O Apostolo Paulo diz: "E digo isto a vós outros que conheceis o tempo, já é hora de despertardes do sono, pois a vossa salvação está agora mais perto do que quando no princípio cremos" A palavra Grega visualiza o (Tempo) não em termos cronológicos, mas como um período, uma era ou época. O que o Apostolo diz, é pra desperta-los e os motivar a viver uma vida de maneira santa. 

    No versículo 12 ele diz: "Vem chegando o dia" Podemos crer que isto diz respeito  a volta do Senhor, Paulo chama a atenção de Pessoas que estão espiritualmente apáticas, indiferentes aos acontecimentos, e totalmente insensíveis  para com as coisas de Deus. Paulo os alertava como se Cristo fosse voltar para aquela geração. 

    O que ele queria despertar nos crentes dassa época? VIGILÂNCIA! Portanto, temos que ter discernimento do Tempo em que vivemos, em (Mateus 24:3/14) os discípulos em particular perguntam ao Senhor, que sinal haverá da tua vinda e da consumação dos séculos. Em seguida, Jesus fala a respeito de tudo que haveria de acontecer, e no (versículo 32) Ele conta a parábola da figueira pra ilustrar sobre o "TEMPO" então, mais adiante nos (versículo 42 ao 44) o próprio Senhor nos exorta a vigilância. Grande parte do que ele disse, está se cumprindo infalivelmente, sendo assim, devemos mais que nunca estramos preparados porque, "Á hora em que não cuidais, o Filho do Homem virá" em (Marcos 13:36) há o complemento desta parábola... "Para que vindo Ele inesperadamente, não vos ache Dormindo" 

    Porém, estamos pronto? Ou muitos ainda dormem como aqueles, pra quem o Apostolo dirigiu a advertência?? - (O PERIGO DO SONO ESPIRITUAL)  apalavra de Deus contém vários exemplos onde o SONO foi o fator determinante para a queda ou ruína de muitos. 

   Aí vai alguns: (Juízes 16:19) Os inimigos de Sansão cortaram suas tranças quando Dalila o fez DORMIR. Ainda em Juízes,(4:21) Jael mulher de Héber, cravou uma estaca na cabeça de Sísera quando ele estava no SONO MAIS PROFUNDO. Em (Mateus 13:25) Jesus conta a parábola do joio, "Enquanto os homens DORMIAM, veio o inimigo e semeou o joio e retirou-se. E o que dizer de Êutico (Atos 20:9) que foi vencido pelo SONO e estando na janela, caiu do 3º andar e morreu? ainda há o exemplo do filho de Saul, Isbosete (2ª Samuel 4:5-7) Recabe e Baaná mataram e cortaram sua cabeça quando ele DORMIA, e o que é pior, ao meio dia. Há outros  exemplos, mas os aqui mencionados, nos leva a pensar, como é séria esta questão do SONO ESPIRITUAL. 
Isbosete DORMIA em plena luz do dia. 

   Paulo escreveu em ( Tessalonicenses 5:6/8) "Assim pois não durmamos como os demais.... versículo 8 diz:"Nós porém somos do dia, sejamos sóbrios.... Nosso Senhor, em (João 11:9-10) disse: "Se alguém anda de dia não tropeça, porque vê a luz desse mundo. Mas se andar de noite,tropeça, porque nele não há luz. Para concluir, voltemos em Romanos 13, agora no versículo 13, diz: "Andemos  dignamente como em pleno dia, não com orgias, e bebedices, etc.... Ou seja, não devemos ter nada de que nos envergonhar. 

   Ora! Sabemos que a maioria dos crimes e delitos, ocorrem na maioria das vezes a noite, não é mesmo? Mas nós não somos da noite, mas do dia. "As obras das trevas são denunciadas pela luz, porque a luz tudo manifesta.(Efésios 5:13) E ainda, Se andarmos na luz,como Ele na luz está, temos comunhão com seu corpo, e o sangue de Jesus seu filho, nos purifica de todo pecado" (1 João 1:7) glória a Deus!!! 

   Precisamos levar as coisas de Deus mais a sério, e deixarmos de brincar de ser Crentes, pois o Diabo não brinca de ser Diabo. ( A vida é curta demais, a eternidade é longa demais, as Almas são preciosas demais para ficarmos DORMINDO o tempo todo) Então: "DESPERTA TU QUE DORMES E CRISTO DE ILUMINARÁ"(Efésios 5:4)


- Luciano Gomes 

2 comentários:

  1. Este texto é um chamamento à realidade do SER CRISTÃO, ou seja, daquele que entende o porque orar de "olhos abertos" (Vigiai e Orai - Mateus 26:41) daquele que está ciente da guerra espiritual que o cerca, mas que se regozija na Grande Salvação que o alcançou em Cristo Jesus.
    Glórias a Deus!!!!

    ResponderExcluir
  2. Este texto é um chamamento à realidade do que é SER CRISTÃO, ou seja, daquele que entende o porquê orar de "olhos abertos" (Vigiai e Orai - Mateus 26:41), daquele que está ciente da guerra espiritual que o cerca, mas que se regozija na Grande Salvação que o alcançou em Cristo Jesus. Glórias a Deus!!!
    Pastora Regina Helena Jacobson

    ResponderExcluir